ÁLCOOL METÍLICO (METANOL)
O álcool metílico (metanol ou carbiol) é um dos principais compostos do grupo orgânico dos álcoois. É um líquido inflamável com chama invisível, possui ponto de fusão igual a -97 ºC e ponto de ebulição de 64,7ºC, sua solubilidade em água é infinita. O álcool metílico é bastante tóxico e corrosivo. Portanto, é necessário ter cautela para não ingeri-lo, pois pode causar cegueira mesmo em pequenas doses e levar ao óbito. Os dois processos mais utilizados de produção do metanol são por meio do gás de água e por meio da oxidação do gás metano (processo petroquímico). Sua fórmula química é CH3OH.
Aplicações:
É muito utilizado como matéria-prima do formaldeído (usado na produção do formol), como solvente em processos de obtenção de produtos de origem animal e vegetal, como solvente de tintas e vernizes, em perfumaria (com o nome de essência colonial), na produção de biodiesel, no preparo de medicamentos e, principalmente, como combustível de motores a explosão, como aviões a jato e carros de corrida.
Medidas apropriadas de Manuseio:
Manuseie de acordo com a boa higiene industrial e prática de segurança. Ultilizar sistema de ventilação aterrado e à prova de explosão.
Medidas apropriadas para armazenamento:
Deve ser efetuado em locais bem ventilados, ao abrigo de toda fonte de ignição, de calor e de produtos oxidantes. O piso deve ser impermeável, imcombustível e disposto de modo que, em caso de raptura dos recipientes, o líquido possa ser contido. Deve ser a prova de explosão. A área deve ter sistema de combate a incêndio com extintores apropriados.
Produtos e materiais incompatíveis:
Agentes oxidantes fortes, zinco, alumínio e magnésio.
Materiais seguros para embalagens:
O metanol anidro não é corrosivo para a maior parte dos metais nas condições ambientes, exceto para o chumbo e magnésio. Recomenda-se tanques de inox 304 ou aço carbono. Transporte fracionado por caminhões em tambores de aço carbono para quantidades inferiores a 200 litros, recomenda- se embalagens plásticas.