-
Tintas & Resinas
Com produtos e soluções de alto desempenho,
atendemos clientes que prezam não só pela
qualidade, mas também pela sustentabilidade,
dessa forma estamos sempre buscando e
desenvolvendo novidades que atendam e
superem as expectativas de nossos clientes.Tintas & Resinas
Com produtos e soluções de alto desempenho, atendemos clientes que prezam não só pela qualidade, mas também pela sustentabilidade,
dessa forma estamos sempre buscando e desenvolvendo novidades que atendam e superem as expectativas de nossos clientes.Tintas & Resinas
Com produtos e soluções de alto desempenho, atendemos clientes que prezam
não só pela qualidade, mas também pela sustentabilidade, dessa forma
estamos sempre buscando e desenvolvendo novidades que atendam e
superem as expectativas de nossos clientes.
ACETATO DE BUTILA
O acetato de butila é um líquido aquoso, incolor e de odor frutal, que lembra ao de maçã ou de banana. É obtido por esterificação do ácido acético com o NButanol. Sua fórmula química é C6H1202.
Aplicações:
Pode ser aplicado como solvente em thinners, lacas, tintas e vernizes, na extração de óleos e gorduras, no couro natural e artificial, em adesivos e colas, nos óleos secativos, na indústria farmacêutica e cosmética, e também, industrialmente é utilizado como flavorizante artificial de balas, doces e biscoitos.
Medidas Apropriadas para Manuseio:
– Prevenção da exposição do trabalhador: Devem ser utilizados equipamentos de proteção individual (EPI) para evitar o contato do produto com a pele, os olhos, membranas mucosas e trato respiratório.
– Prevenção de incêndio e explosão: Evitar faíscas de origem elétrica, eletricidade estática, etc. Não fumar Todos os elementos condutores do sistema em contato, devem ser aterrados eletricamente. Não efetuar transferência do produto sob pressão de ar ou oxigênio.
– Precauções para manuseio seguro: Assegurar uma boa ventilação no local de trabalho. Providenciar ventilação local exaustora onde os processos exigirem.
– Orientação para o manuseio seguro: Manipular respeitando as regras gerais de segurança e higiene industrial.
Medidas Apropriadas para Armazenamento:
As instalações elétricas devem estar de acordo com as normas NEC (National Electrical Code) ou IEC (International Eletrical Commission) e/ou ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Observar todas as disposições necessárias para evitar que o produto escorra acidentalmente para esgotos ou para cursos d’água, em caso de ruptura dos recipientes ou dos sistemas de transferência.
Condições Adequadas: Estável por 12 meses. Armazenar em local limpo e bem ventilado, evitando aquecimento, sob atmosfera inerte de nitrogênio (N2). Conservar afastado de fontes de ignição, calor ou chamas. O piso de local de depósito deve ser impermeável, não-combustível e possuir valas que permitam o escoamento para reservatório de contenção. Tanques de estocagem devem ser circundados por diques de contenção e ter drenos para o caso de vazamento.
A evitar: Proximidades de fontes de ignição/calor e materiais incompatíveis.
Produtos e materiais incompatíveis:
Matérias oxidantes fortes, agentes redutores, bases fortes, tertbutóxido de potássio.
Materiais seguros para embalagem:
– Recomendadas: Aços inox ou aço carbono.
– Inadequadas: Materiais plásticos.
– Condições de embalagem: Conservar o produto somente na embalagem original. Tambor (170kg), container (1000kg), granel (caminhão tanque) e outros recipientes menores.