XILOL
O xilol, (ou xileno) é um líquido incolor, insolúvel em água e miscível em etanol, éter e outros solventes orgânicos, de odor característico, nocivo e inflamável. Sua solução comercial resulta de uma mistura de três isômeros de xilol, etilbenzeno e outros hidrocarbonetos aromáticos conforme as seguintes proporções: orto-xileno 23%, meta-xileno 46%, para-xileno 21%, etilbenzeno 0,9% e outros hidrocarbonetos aromáticos 9%.
Aplicações:
É largamente usado como solvente para tintas, vernizes, indústria de tinturas e corantes, preparados farmacêuticos, indústria de produção de plásticos, indústria do petróleo e como solventes em análises laboratoriais. Trata-se de um composto orgânico volátil que pode provocar tosse, dores de cabeça, dificuldades respiratórias, perda de memória em curto prazo, depressão no sistema nervoso central, irritação ocular e dermatites.
Medidas apropriadas de Manuseio:
Providenciar ventilação local exaustora onde os processos assim o exigem. Todos os elementos condutores do sistema em contato com o produto devem ser aterrados eletricamente. Usar ferramentas anti-faíscantes.
Medidas apropriadas para armazenamento:
Estocar em local com solo impermeável, isento de materiais combustíveis e com dique de contenção pata reter o produto em caso de vazamento.
Produtos e materiais incompatíveis:
Oxidantes fortes, como cloro líquido e oxigênio concentrado.