TRICLOROETILENO
O tricloroetileno é um solvente clorado não inflamável, volátil, incolor e de odor levemente adocicado. O tricoloroetileno é também conhecido pelos nomes de tricloreteno, tri, triclor e tricki. Uma das características do TCE é possuir grande volatilidade, ocasionando por evaporação, liberação da maior parte do TCE usado como desengraxante. Sua fórmula química é C2HCl3.
Aplicações:
Muito utilizado como um solvente industrial e principalmente para o desengorduramento de peças metálicas, também como ingrediente em adesivos, líquidos, líquidos para remoção de pinturas e para corretores de escrita (“papel líquido”) e removedores de manchas. Utilizado em indústria automotiva, têxtil, papel e vidro.
Medidas apropriadas de Manuseio:
Na operação de carga/descarga deve-se evitar quedas das embalagens , descidas em rampas sem proteção, rolamentos em terreno acidentado para evitar furos, amassamentos ou desaparecimento da identificação do produto.
Medidas apropriadas para armazenamento:
Conservar o recipiente seco, conservar em lugar fresco, bem ventilado. Manter afastado da luz solar direta. Manter afastado do calor e fontes de ignição. Todos os contentores de armazenagem à granel devem ser feitos de aço e requerem um ventilador adequado ou válvula de libertação de pressão e um sistema de contenção secundário no sentido de prevenir perdas descontroladas devido a libertação acidental. Não ultilizar alumínio ou suas ligas na construção de contentores de armazenagem, tubagem ou equipamento auxiliar, incluindo componentes internos, (p, ex: impulsores de bomba). Tanques de armazenagem devem ser colocados em áreas isoladas tipo fossa, preferencialmente com uma capacidade de retenção de aproximadamente 110% do volume do tanque. Devido ao risco de explosão. NÃO soldar, cortar ou queimar tambores ou outros recipientes que contenham ou tenham este produto.
Produtos e materiais incompatíveis:
Produtos e materiais incompatíveis: Manter afastado de agentes oxidantes fortes (cloratos, peroxidos e acidos), hidroxido de sodio e hidroxido de potassio.
Materiais seguros para embalagens:
Tambores de aço carbono para 200 litros, bombona de polietileno de alta densidade para 20 e 50 litros e frasco de vidro para 1 litro.