-
Linha Industrial
Entregando produtos e soluções de maneira
inovadora e sustentável, buscamos entender
as necessidades e demandas de nossos clientes
objetivando agregar valor aos produtos e
mercados onde nossas soluções são aplicadas.Linha Industrial
Entregando produtos e soluções de maneira inovadora e sustentável, buscamos entender as necessidades e demandas de nossos clientes,
objetivando agregar valor aos produtos e mercados onde nossas soluções são aplicadas.Linha Industrial
Entregando produtos e soluções de maneira inovadora e sustentável,
buscamos entender as necessidades e demanda de nossos clientes para fazer
objetivando agregar valor aos produtos e mercados
onde nossas soluções são aplicadas.
DIÓXIDO DE TITÂNIO ANATASE
O dióxido de titânio é um sólido branco inorgânico, termicamente estável, não inflamável e muito pouco solúvel em água e não classificado como perigoso pelas Nações Unidas. É o pigmento branco mais utilizado nas indústrias de revestimentos. O dióxido de titânio é conhecido por dispersar a luz visível e dar o brilho, alvura e opacidade quando incorporado aos revestimentos. Existem duas formas comerciais do dióxido de titânio são a anatase e rutilo e qual é o segundo?. O TiO2 na forma rutilo possui uma maior durabilidade do que a forma anatase. Esse fator é muito importante para aplicações como em tintas e plásticos. Dióxido de titânio absorve fortemente na região do UV e por isso os pigmentos de TiO2 possuem um efeito rápido na proteção de produtos que podem ser afetados pelo UV. Há uma diferença no tamanho da onda absorvida entre o rutilo (<400 nm) e o anatase (<350nm). Entretanto, a forma anatase se mostra mais eficiente em absorção a luz, em fotocatalises, em plásticos e em polímeros. Essa última forma é priorizada por dispersar a luz mais eficientemente (muito empregada no setor de tintas), já a primeira forma é menos abrasiva (importante para indústria de papel, cerâmica e fibras). Sua fórmula química é TiO2.
Aplicações:
É muito utilizado em diversos produtos como: tintas, revestimentos, adesivos, papéis e papelões, plásticos e borrachas, tintas de impressão, catalisadores, cerâmicas, agente em tratamento de água, na produção farmacêutica, entre outros.
O tamanho da partícula de dióxido de titânio tem papel fundamental em sua aplicação, já que esse tamanho será o responsável pela dispersão da luz branca (material mais grosseiro utilizado como pigmento) ou então o tamanho será responsável por pela absorção da luz UV (material mais fino que pode ser utilizado em protetores solares).
CONSIDERAÇÕES SOBRE O DIÓXIDO DE TITÂNIO ALIMENTÍCIO:
O dióxido de titânio alimentício é uma substância de cor branca, geralmente em forma de pó fino, empregada como corante para produtos de confeitaria, também muito utilizado na industrialização de chocolates. Está presente também em produtos de baixa ou nenhuma gordura, como cremes de café, molhos de saladas, queijos e itens de panificação.
O dióxido de titânio alimentício também serve para outras indústrias, como:
• Indústria cosmética: dispersão em água e fundações em base água;
• Indústria farmacêutica: agente de coloração para cápsulas, comprimidos e filmes, comprimidos revestidos e fitas médicas pegajosas.
As mesmas formas comerciais do dióxido de titânio industrial também são encontradas no produto alimentício são, que são a Anatase e o Rutilo. Na forma Rutilo, a substância possui uma maior durabilidade do que na forma Anatase. A aplicação do dióxido de titânio alimentício é regulamentada por normativas do segmento, dessa forma, seu uso está condicionado ao máximo de 1% do peso dos alimentos nos quais é adicionado. Esse valor não causa grandes impactos no resultado final, pois o produto não possui odor e nem sabor.
Uma vez que há muitas qualidades distintas no dióxido de titânio alimentício, se faz necessário avaliar com muito rigor a aplicação final. As características técnicas devem ser consideradas de suma importância ao adquirir o insumo, pois a escolha pelo material adequado é fundamental para o alcance do resultado almejado, por isso, é necessária avaliação criteriosa do dióxido de titânio alimentício por parte do importador antes de sua compra.
Medidas apropriadas de Manuseio:
Evite o levantamento de poeira. A área e o sistema de manuseio devem ser operadas de uma maneira que minimize a exposição a poeira.
Medidas apropriadas para armazenamento:
Armazenar em local seco, fresco e ventilado. Pigmentos não devem ser armazenados em áreas expostas a água. Cuidados devem ser tomados para evitar a exposição a umidade.
Produtos e materiais incompatíveis:
Agentes oxidantes fortes.
Materiais seguros para embalagens:
Papel, plástico.