-
Linha Industrial
Entregando produtos e soluções de maneira
inovadora e sustentável, buscamos entender
as necessidades e demandas de nossos clientes
objetivando agregar valor aos produtos e
mercados onde nossas soluções são aplicadas.Linha Industrial
Entregando produtos e soluções de maneira inovadora e sustentável, buscamos entender as necessidades e demandas de nossos clientes,
objetivando agregar valor aos produtos e mercados onde nossas soluções são aplicadas.Linha Industrial
Entregando produtos e soluções de maneira inovadora e sustentável,
buscamos entender as necessidades e demanda de nossos clientes para fazer
objetivando agregar valor aos produtos e mercados
onde nossas soluções são aplicadas.
AMIDA (60, 80, 90)
Amida 60: características
Entre as principais características da amida 60 é importante destacar que essa substância auxilia na produção de espuma abundante, cremosa e estável, melhorando a ação detergência dos produtos, aumentando sua viscosidade e agindo como um sobre-engordurante, isto é, a substância evita que a pele ou os cabelos fiquem ressecados quando entram em contato com determinado produto de limpeza ou cosmético.
É importante destacar, ainda, que a amida 60 é frequentemente encontrada em conjunto com lauril éter sulfato de sódio, ácido sulfônico, cloreto de benzalcônio e outros tensoativos, pois apresenta uma sinergia com eles garantindo a estabilidade e o espessamento da espuma, além de promover uma característica de emoliência advinda da cadeia graxa de coco.
Amida 60: como é obtida?
As dietanolamidas, ou amidas de ácido graxo, podem ser obtidas diretamente do óleo vegetal (como é o caso da amida 60 e da amida 80) ou do éster metílico (amida 90). Essas duas formas de reação (amidação direta do óleo e amidação do éster metílico) diferenciam a pureza das amidas. A amida 60, por exemplo, possui 60% de pureza como amida, 20% de dietanolamina livre, 8% a 10% de glicerina livre e o restante é um sabão de amina.
Amida 60: principais aplicações
A amida 60 pode ser facilmente encontrada na composição de domissanitários. Entre os produtos de limpeza em que essa substância é facilmente aplicada, é possível destacar: detergentes domésticos e detergentes industriais, shampoos para uso automotivo, produtos com ação desengordurante, lava-roupas, sabões líquidos, limpadores multiuso, além de desengraxantes.
Já as amidas 80 e 90 são comumente aplicadas na formulação de produtos cosméticos, em especial shampoos, sabonetes líquidos e cremosos, géis para ducha, banhos de espuma, cremes para barbear e outras preparações cosméticas.
Amida 60: função em cosméticos
Entre os produtos cosméticos, a amida 60 é aplicada com objetivos certos. Apesar de ser um ótimo estabilizador de espuma, essa substância produz shampoos muito alcalinos, além de conter sabão em sua formulação, fazendo com que seu uso em produtos cosméticos seja aplicado somente com uma função emulsionante ou como estabilizador de emulsão, tensoativo, surfactante, impulsionador de espuma, regulador de viscosidade e outras aplicações.
Amida 90
A amida 90 é uma dietanolamida do ácido graxo de coco com média de 90% de concentração e pureza. É uma substância compatível com tensoativos não iônicos, aniônicos e biodegradáveis. Além disso, a amida 90 apresenta características espessantes e desengordurantes e é amplamente empregada como insumo cosmético. Saiba mais sobre essa substância e solicite um orçamento na Maian.
Amida 90: principais características
Entre as principais características da amida 90, é interessante destacar que essa é uma substância usada frequentemente na fabricação de shampoos, emulsões e banhos de espuma, além do uso na síntese de outros produtos, como álcoois graxos etoxilados sulfatados, que devido a suas interações estruturais, proporcionam aumento da solubilidade da substância.
A amida 90 pode ser aplicada em conjunto com álcoois graxos sulfatados em função de sua forte interação entre o grupo amida e os íons sulfato dos tensoativos aniônicos, que proporcionam maior estabilidade da espuma e espessante.
Além de todas essas propriedades entre as amidas 60, 80 e 90, a característica de maior importância e que confere a elas grande aplicação no mercado de produtos cosméticos é sua proteção dérmica, que impede o ressecamento da pele.
Vale destacar, ainda, que a amida 90 possibilita a redução de sais empregados como eletrólitos (espessante), diminuindo a irritabilidade e o ponto de turvação das formulações. Devido a seu elevado grau de pureza e necessidade de sobreengorduramento da pele, a amida 90 é recomendada para formulações de sabonetes líquidos e de desengraxantes para lavagem de mãos.
Amida 90: obtenção
As dietanolamidas podem ser obtidas diretamente do óleo vegetal, como é o caso da amida 60 e amida 80, ou do éster metílico (amida 90). Essas duas formas de reação, ou seja, amidação direta do óleo e amidação do éster metílico diferenciam a pureza das amidas. Assim, a amida 90 apresenta de 90% a 94% de pureza, 3% a 5% de amina livre, 1% a 1,5% de glicerina e o restante de éster metílico que não reagiu, pois o metanol é retirado do produto.
Amida 90: aplicações
Entre as principais aplicações da amida 90 na indústria de produtos cosméticos podemos encontrar a substância nas formulações de shampoos, sabonetes líquidos e cremosos, espuma e géis para banho e cremes para barbear. Dentro desse universo, essa substância pode ser empregada com diferentes funções, com destaque para: emulsionante, estabilizador de emulsão, impulsionador de espuma, regulador de viscosidade e surfactante/ tensoativo.
De forma geral, o mais indicado é trabalhar a amida 90 como dosagem referência, isto é, com valores entre 2% e 5%.
Medidas apropriadas de Manuseio:
Para o manuseio seguro do produto ultilizar equipamento de proteção individual.
Medidas apropriadas para armazenamento:
O local de armazenamento deve ter piso cimentado, com valas que possibilitem o recolhimento em caso de vazamento.
Produtos e materiais incompatíveis:
Compativel com todos os produtos.
Materiais seguros para embalagens:
Recomendadas: tanques devidamente apropriados (aço ou carbono) no caso de armazenagem a granel. Tembores de aço ou bombonas plasticas (polietileno de alta densidade) com tampa não removivel.