Ácido Fórmico
O ácido fórmico é um composto químico pertencente ao grupo dos ácidos monocarboxílicos, apresenta a forma líquida incolor e levemente avermelhado, solúvel em água a qualquer proporção, odor irritante, corrosivo, de fácil oxidação, altamente tóxico e inflamável. É produzido industrialmente através da reação de monóxido de carbono com hidróxido de sódio. O composto foi batizado de ácido fórmico pelo fato de ter sido obtido pela primeira vez a partir da destilação a vapor d’água de formigas vermelhas (formica rufibarbi), em meados do século XVII, porém, seu nome oficial é ácido metanóico e sua fórmula química é CH2O2.
Aplicações:
Muito utilizado pela indústria têxtil para a fixação da cor em tecidos, na indústria farmacêutica como solvente de perfumes, na medicina para o tratamento de reumatismo, na indústria de tintas e vernizes como plastificante de resinas, no curtimento do couro, na coagulação do látex para produção da borracha, na dessulfurização de gás combustível, no armazenamento de silos, na composição de pesticidas controladores de ácaros (acaricidas), como catalisador químico na produção de outros compostos como cafeína, adoçantes artificiais, antioxidantes para borracha, enzimas sintéticas, antibióticos e plastificadores de PVC, e como aditivo de produtos de limpeza de setores industriais como desinfetantes multiuso, removedores de ferrugem e desengraxantes.
Medidas apropriadas de manuseio:
Evitar em absoluto que atinja os olhos e a pele. Evitar a inalação de vapores.
Prevenção de incêndio e explosão: Manter afastadas fontes de ignição.
Precauções/ Orientações para manuseio seguro: Ventilação e arejamento adequados no local de armazenamento e de trabalho. Proteger os recipientes fechados de um aumento na temperatura para não resultar em aumento de pressão.
Medidas apropriadas de armazenamento:
Perigo de estilhaçar em caso de fecho hermético
Materiais incompatíveis:
Separar de álcalis e substâncias alcalinizantes