ÁCIDO BENZÓICO
O ácido benzóico é um composto aromático, pertencente ao grupo dos ácidos carboxílicos e o mais simples da sua categoria. Praticamente insolúvel em água, mas solúvel em solventes orgânicos menos polares como éteres, álcoois e benzeno. O nome oficial do ácido benzoico é ácido-benzeno-monocarboxílico. Pode ser obtido por meio da oxidação parcial do tolueno com oxigênio, usado naftalenatos de manganês ou cobalto, como catalisadores ou pela oxidação do tolueno com solução aquosa saturada de permanganato de potássio. Outra forma de obtê-lo é a partir da reação do benzeno com cloreto de metanoíla catalisado pelo cloreto de cobre I ou cloreto de alumínio, produz inicialmente o benzaldeído, e posteriormente oxidado, originando o ácido benzoico. Também pode ser produzido por hidrólise da nitrobenzila ou da benzamida, ou por carbonação do bromobenzeno. Sua fórmula química é C7H6O2.
Aplicações:
É muito utilizado pela indústria alimentícia para conservação de alimentos e pela farmacêutica na produção de cosméticos e medicamentos, principalmente de antifúngicos. Há outros processos em que esse ácido é aplicado na síntese de corantes, na produção de resinas alquílicas, nos produtos plastificantes, em componentes de cremes dentais, entre outros. A partir do ácido benzoico derivam-se importantes sais como o benzoato de sódio, a benzamida, o benzoato demetila e o cloreto de benzoíla. Na natureza, o ácido benzoico é normalmente encontrado em ameixas e em frutas de bagas (morango, amora, framboesa, groselha), em bálsamos, em resinas e principalmente na casca de árvores do gênero Styrax, como o benjoeiro, que deu origem ao nome ácido benzoico.
Medidas apropriadas de Manuseio:
Assegurar uma boa ventilação do local de trabalho Captar as poeiras no ponto de emissão.
Evitar o contato com a pele e os olhos.
Não respirar as poeiras.
Usar o equipamento de proteção individual exigido.
Evite levantar no ar o pó de algum produto para evitar o risco da sua explosão. Ventilação, equipamentos eléctricos e iluminação anti-deflagrante.
Manter ao abrigo de toda a fonte de inflamação (incluindo cargas eletrostáticas). Impedir a dispersão pelo vento.
Não beber, comer ou fumar no local de trabalho.
Lavar as mãos depois de qualquer manuseio.
Medidas apropriadas para armazenamento:
Conservem num lugar ao abrigo do fogo.
Conservar o recipiente bem fechado e ao abrigo da humidade. Conservar em lugar fresco e bem ventilado ao abrigo do calor
Materiais seguros para embalagens:
Polietileno.