SACARINA SÓDICA
A sacarina é uma substância artificial, produzida a partir de tolueno. Essa substância tem o poder de adoçante 200 vezes maior que o açúcar. Quimicamente é uma Imida o-sulfobenzóica, cuja fórmula química é C7H5O3NS · 2H2O. A forma mais comumente utilizada da sacarina é o sal de sódio. A preferência pela sacarina sódica se deve ao fato de que ela é solúvel em água e álcool.
Aplicações:
A sacarina e seus sais são edulcorantes intensos. É utilizada em produtos farmacêuticos, alimentos e bebidas. É resistente ao calor e tem poder nutritivo.
É um dos adoçantes mais aplicados em alimentos e medicamentos. Seu poder adoçante é de até 300 vezes o da sucrose, e de 300 a 700 vezes maior que a sacarose, apresentando a vantagem de ser consideravelmente mais solúvel que a sacarina. Não contém calorias. Pode ser aplicado em formulações veterinárias, em soluções orais pode-se utilizar até 85%. A sacarina se absorve facilmente no tubo digestivo. É excretada praticamente sem modificação na urina em 24 a 48h.
Medidas apropriadas de Manuseio:
Manter longe do calor e de fontes de ignição. Evitar a geração de névoa/poeira. Não comer, beber ou fumar no local de trabalho. Manter o local bem ventilado. Usar os EPI ́s indicados. Manter a embalagem sempre bem fechada, quando não estiver usando-a.
Medidas apropriadas para armazenamento:
Manter fontes de calor e ignição afastadas do produto. Manter o local bem ventilado. Armazenar em local coberto, seco e bem ventilado.
Produtos e materiais incompatíveis:
Calor, agentes oxidantes.