Ácido Oxálico
O ácido oxálico é um ácido orgânico saturado, de cadeia normal e relativamente forte, sendo 10.000 vezes mais forte que o ácido acético. É uma substância incolor, cristalina e com sabor ácido. Parcialmente solúvel em água, etanol e outros solventes. Sua preparação ocorre sob várias rotas distintas, entre elas estão a utilização como matéria prima da madeira digerida com hidróxido de sódio ou pelo aquecimento rápido do formiato de sódio na temperatura de 400 °C, liberando o hidrogênio que forma o oxalato de sódio, conhecido como sal alcalino. O ácido oxálico ocorre naturalmente em inúmeras plantas e animais, principalmente sob a forma de sal. É comumente encontrado na urina animal e, em casos patológicos conhecidos como oxalúrio, é excretado na urina em grandes quantidades. Sua fórmula química é H2C2O4.
Aplicações:
Normalmente utilizado na química analítica para reconhecimento e dosagem de cálcio, uma vez que reage com esse metal formando o oxalato de cálcio. É aplicado na eliminação de ferrugem em metais, em mármores e outras pedras, na obtenção e fixação de corantes em tecidos, na fabricação de tintas de escrever, em branqueamento e curtição industrial de couros, têxteis, papéis, cortiça e palha, e em produtos anti-tártaro. O Ácido Oxálico é um dos responsáveis pela formação do cálculo renal e está presente nos seguintes alimentos: nabo, amendoim, cacau, feijão, folhas de beterraba, tomate, berinjela, soja e seus derivados, ruibarbo, espinafre, mostarda, chá preto, chá mate.
Medidas apropriadas de Manuseio:
Observar os avisos das etiquetas. Não comer, beber ou fumar as áreas de manuseio do produto. Usar os EPI ́s indicados. Manter ventilação local adequada. Não role, arraste ou permita solavancos na embalagem.
Medidas apropriadas para armazenamento:
Hermeticamente fechado. Em local seco e temperatura ambiente.
Produtos e materiais incompatíveis:
O produto é quimicamente estável em condições ambientes padrão.