Ácido Crômico
O ácido crômico é um conjunto de compostos formados pela acidificação que contêm ânions cromato e dicromato, ou pela dissolução de trióxido de cromo em ácido sulfúrico. Seu estado físico é sólido em flocos e escamas, é inodoro e tem aparência vermelho escuro. Uma de suas principais características é a capacidade de se oxidar com vários tipos de compostos químicos, portanto, para se evitar acidentes deve ser evitado o contato do ácido com matéria orgânica, óleos, massas e outros materiais que oxidam rapidamente. Sua fórmula química é CRO3.
Aplicações:
É muito utilizado em processos de cromagem (cobertura de metais com uma fina camada de cromo), em vitrificação de cerâmicas e vidros coloridos. Sua utilização é comum em limpeza de materiais de vidro usados em laboratórios.
A cromagem serve para produzir acabamentos de alto polimento duráveis, resistentes a manchas e para o aumento da resistência à corrosão e a depreciação. O ácido crômico, também é usado na produção de dicromato de potássio e dicromato de amônio, ambos fortes agentes de oxidação, utilizado da mesma forma na produção de dióxido de crômico, na fabricação de fitas de alta fidelidade de áudio, de dados e vídeo, e na fabricação de outros produtos químicos de crômio.
Medidas apropriadas de manuseio:
Use equipamento de proteção pessoal, conforme descrito na seção 8 (Controles de exposição e proteção pessoal). Evite o contato com os olhos, a pele ou a roupa. Evite exposição prolongada ou repetida. Evite inspirar partículas aéreas use um meio de proteção das vias respiratórias quando houver possibilidade de exposição. Lave a roupa contaminada antes de reutilizá-la. Lave-se cuidadosamente com água e sabão após manusear o produto.
Medidas apropriadas de armazenamento:
Armazene em recipientes cuidadosamente fechados e identificados, longe de materiais combustíveis.
Materiais incompatíveis:
Reage com Calor, ácidos, álcalis, metais e outros.
Materiais seguros para embalagens:
Não se aplica.