-
Galvanoplastia
Com alta tecnologia e atenta nas inovações,
a Carbon & Chemicals tem as melhores soluções
para atender esse mercado, buscando sempre
suprir as necessidades do cliente com
produtos de altíssima confiabilidade
e qualidade.Galvanoplastia
Com alta tecnologia e atenta nas inovações, a Carbon & Chemicals tem as melhores soluções para atender
esse mercado, buscando sempre suprir as necessidades do cliente com produtos de altíssima confiabilidade e qualidade.Galvanoplastia
Com alta tecnologia e atenta nas inovações, a
Carbon & Chemicals tem as melhores soluções para atender
esse mercado, buscando sempre suprir
as necessidades do cliente com produtos de altíssima confiabilidade e qualidade.
Ácido Clorídrico
O ácido clorídrico é uma solução aquosa, ácida e queimante. É um dos ácidos que se ioniza completamente em solução aquosa. Em sua forma pura, HCℓ é um gás conhecido como cloreto de hidrogênio. À temperatura ambiente, o cloreto de hidrogênio é um gás incolor ligeiramente amarelado, corrosivo, não inflamável, mais pesado que o ar e de odor fortemente irritante. Quando exposto ao ar, o cloreto de hidrogênio forma vapores corrosivos de coloração branca. O cloreto de hidrogênio pode ser liberado pelos vulcões. Sua fórmula química é HCL.
Aplicações:
É muito utilizado como reagente químico, para limpar, tratar e galvanizar metais, para curtir couros, na produção e refinação de uma grande variedade de produtos, em hidrólise ácida de madeiras e como catalisador em reações orgânicas.
Uma coisa interessante sobre o ácido clorídrico é que, apesar de ele ser altamente tóxico em caso de ingestão na sua forma líquida, esse ácido está presente no suco gástrico. Essa secreção produzida pelo estômago é formada pelo próprio ácido clorídrico, enzimas, sais e muco. Ela mantém o pH do estômago entre 0,9 e 2, proporcionando, assim a melhor destruição das células de alimento para que absorva os nutrientes.
O ácido também age como um ativador da enzima chamada pepsina, para que ela quebre as proteínas que são grandes moléculas, em cadeias menores, para que possam ser mais facilmente absorvidas. Outra função é reduzir o crescimento de bactérias causadoras de doenças e infecções. Quando essa produção de ácido se descontrola, sente-se o que é conhecido popularmente como azia, aliviada com a ingestão de bases como hidróxido de magnésio (leite de magnésio) ou bicarbonato de sódio.
Medidas apropriadas de manuseio:
Efetuar as operações industriais em lugar fechado. Efetuar as manipulações de pequena dimensão em local com aspiração. Operar num local bem ventilado. Utilizar aparelhagem com materiais compatíveis com o produto. Manipular o produto afastado de produtos reativos. Transferir por bomba ou por gravidade. Na falta, usar ar comprimido.
Medidas apropriadas de armazenamento:
Conservar em recipientes de origem, fechados. Armazenar num local arejado, fresco, ao abrigo dos raios solares diretos, de fontes de calor. Afastando produtos reativos. Bacia de retenção sob os recipientes e instalações de transporte.
Materiais incompatíveis:
Não se aplica.
Materiais seguros para embalagens:
Aço revestido, PVC, PE, poliéster estratificado, vidro.