-
Agricultura
A Carbon & Chemicals oferece produtos e
soluções de alta qualidade, apresentando
sempre produtos das principais e mais
confiáveis origens de modo que esses
atendam plenamente a necessidade
de nossos clientes.Agricultura
A Carbon & Chemicals oferece produtos e soluções de alta qualidade, apresentando sempre produtos das
principais e mais confiáveis origens de modo que esses atendam plenamente a necessidade de nossos clientes.Agricultura
A Carbon & Chemicals oferece produtos e soluções de alta
qualidade, apresentando sempre produtos das principais
e mais confiáveis origens de modo que esses atendam
plenamente a necessidade de nossos clientes.
Ácido Cítrico
Características:
Dentre as principais características do ácido cítrico, é possível destacar que a substância possui propriedades acidulantes, tamponamento, toxicidade, sequestrante de íons, além de ser assimilada pelo organismo humano facilmente.
Além disso, o ácido cítrico se destaca entre os produtos químicos que apresentam uma série de aplicações industriais, em que cerca de 70% da produção do ácido é aplicada na indústria de alimentos, 12% na indústria farmacêutica e 18% em outras indústrias.
Estando entre os aditivos alimentares, o ácido cítrico pode ser usado como emulsificante para a fabricação de produtos como queijo e iogurte. Já na indústria cosmética, o ácido cítrico é mais aplicado em cosméticos para correção de pH.
Como é obtido:
O ácido cítrico é produzido e comercializado tanto na forma anidra como mono-hidratada, sendo a temperatura de transição entre as duas fases igual a 36,6ºC. A forma anidra é obtida por cristalização da solução aquosa quente, enquanto a obtenção da forma mono-hidratada se dá por cristalização em temperaturas abaixo de 36,6ºC.
Atualmente, a maior parte do ácido cítrico comercializado no mundo é produzida por fermentação, embora uma pequena parte ainda seja obtida de frutas cítricas, principalmente na América do Sul e no México.
São três os processos para a fabricação:
- Processo Koji, no qual o substrato é sólido, sendo aplicada uma linhagem específica de Aspergillus Niger;
- Processo de fermentação em superfície, onde o micélio do fungo (Aspergillus Niger) cresce sobre a superfície do meio de cultura estático, sendo o produto da fermentação recolhido do meio;
- Processo de fermentação por cultura submersa, onde o fungo se desenvolve de forma totalmente submersa no meio de uma cultura líquida sob agitação (que serve para assegurar a homogeneidade tanto da distribuição dos microrganismos quanto dos nutrientes).
Aplicações:
O ácido cítrico apresenta diferentes aplicações. As mais frequentes no ramo alimentício são em refrigerantes, xaropes, sobremesas, sorvetes, conservas de frutas, geleias, doces, vinhos, sidras, além de composição de sabores artificiais de refrescos em pó, alimentos gelatinosos, feijão, milho e cogumelos em conservas, frutos do mar e queijos.
Já no ramo cosmético, o ácido cítrico pode ser encontrado na composição de shampoos, sabonetes líquidos, cremes, loções para remoção de manchas e cosméticos de base aquosa em geral.
Medidas apropriadas de manuseio:
Utilizar os equipamentos de proteção individual adequada
(luvas, calça e camisa, sapatos, óculos de proteção e mascar com filtro p/ pó químico).
Medidas apropriadas de armazenamento:
Mantenha os recipientes bem fechados, armazenar em local coberto, seco e bem ventilado. Proteja as embalagens contra danos físicos e umidade.
Materiais incompatíveis:
Recipientes Metálicos.